Louvor à morte (The Hymn of Death): uma história de amor proibida

Lançado em 2018 pela SBS e com três episódios de aproximadamente uma hora, Louvor à morte conta uma trágica história de amor.

Seu nome inesquecível. No fundo do meu coração, seu nome está gravado e eu anseio por você. Você ateou fogo no meu coração. TEORIA DA MORTE E DA VIDA -  Kim U-Jin


Este k-drama histórico se passa no século XX e é baseado em fatos reais. O elenco é composto por Lee Jong Suk como Kim U-Jin, o escritor e Shin Hye Sun como Yun Sim Deok, a cantora.

A trama se passa nos anos 20, época em que ainda acontecia a ocupação japonesa na Coreia, qual foi um marco em toda a história do país devido as repreenssões e ditadura que os locais passaram naquele tempo.

A história deles é tão popular que teve várias adptações antes de Louvor à morte, incluindo o filme coreano de 1991 intitulado "Death Song" e uma novel de Han So Jin chamada "In Praise of Death".

É no meio deste período que uma história de amor proíbida acontece. você vai ler agora neste texto uma resenha repleta de informações sobre o drama e sobre a vida real da cantora e do escritor que infelizmente se encontraram no momento errado, mas acabaram se apaixonando.

O que aconteceu na Coreia no século XX?

Para entender melhor a história dos dois, é necessário saber o que acontecia na Coreia na época em que viveram.

Naquele período ainda acontecia a ocupação do Japão no país. Os japoneses faziam dos cidadãos coreanos escravos, além de impor um regime de terror fazendo das mulheres e crianças prostitutas,

Esse período durou do ano de 1910 até 1945 e até hoje é relembrado pelos cidadãos coreanos e também pelos chineses que também sofreram com isso.

Atualmente na China, pessoas que frequentam santuários japoneses para soldades são fortemente repreendidas. 

Isso acontece até mesmo com pessoas muito ricas e ídolos que em muitos casos não são repreendidos em outros países quando fazem algo considerado proíbido.

Mesmo se for um artista muito famoso, como ator, por exemplo, ele pode ser banido pela Associação de Artes Performáticas da China também conhecida como CAPA e corre risco de ter seus trabalhos apagados pelo governo chinês.

Sinopse

Durante o período colonial japonês em meados do século XX, o escrito Kim U Jin se apaixona pela soprano feminista Yun Sim Deok. Mas existem um detalhe: ele é casado.


A narrativa da trama relata um acontecimento trágico da vida real que marcou e até hoje é bastante conhecido entre os coreanos. Isso pelo fato de ter ocorrido em um momento muito difícil para os cidadãos do país, visto que na época acontecia o período colonial Japonês.

Como já mencionado, o período colonial Japonês na Coreia foi muito difícil para os cidadãos em diversos aspectos e até mesmo a China sofreu com isso. Isso se aplica principalmente para mulheres e crianças.

Nossa protagonista Yun Sim Deok é uma mulher talentosa além de ser a primeira soprano da coreia. Mas por viver em uma época em que ser mulher não era fácil, ela passou por vários desafios para conseguir se destacar em sua carreira musical.

Sim Deok queria como objetivo de vida sustentar sua família que era muito pobre e arcar com as despesas dos estudos dos seus irmãos. Para conseguir esse feito ela resolveu se tornar cantora e participar de um grupo teatral qual Kim U-jin dirigia.

Kim U-jin é um autor e dramaturgo, mas por carregar o título de herdeiro de sua família rica e tradicional, para viver seus sonhos ele precisa fazer as vontades do seu pai que sempre foi totalmente contra ao estilo de vida dele. 

Para poder seguir seus sonhos e viajar para o Japão para estudar literatura U-jin precisou realizar um desejo de seu pai entrando em um casamento arranjado.

A situação em que vivia com seu pai ditador se torna cada vez mais sufocante, afinal, ele é como uma marinete do pai.

Durante os preparativos para a peça teatral Sim Deok e U-jin se aproximam e acabam se apaixonando. Essa paixão trás consequências para as duas partes, pirincipalmente para ela, pois por ser uma figura pública, Sim Deok acaba sendo duramente criticada por estar com um homem casado e com a carreira totalmente danificada sua única saída seria aceitar uma proprosta indecente do governo japonês: ser cantora e prostituta para os soldados.

Já U-jin é duramente repreendido pelo seu pai que o proíbe de escrever. Devido a essa difícil situação os dois decidem partir para o Japão em um navio.

Quem realmente foram U-jin e Sim Deok?

Muito da história real foi modificada para que fosse feito o k-drama. As coisas foram retratadas de maneira inocente ao que a relação deles realmente foi.

Isso porque na realidade U-ji não era apenas casado como também tinha filhos com sua esposa e para que a trama tivesse o estilo que os dramas coreanos costumam ter, essas coisas precisaram ser modificas.

Conclusão

No geral, a trama é bela por mostrar a força que as pessoas na época tiveram que ter para suportar tanta violência e injustiça, além de mostrar um amor puro não apenas entre o casal, mas também com os amigos deles.

Sua narrativa é poetica deixando a história mais bonita e um pouco menos pesada do que foi na realidade. Sem dúvida essa é uma trama que aborda assuntos sérios de uma época difícil para a nação coreana e chinesa que não deve ser esquecida.

É importante relembrar desse passado para que ele não se repita nunca mais em nenhuma nação. 

Isso significa que ele não deve ser visto como um simples drama coreano, mas sim lembranças de um passado difícil.

O k-drama conseguiu retratar a história e a época em que os dois viveram de maneira poética, visto que a realidade foi muito pior que o que foi mostrado.

Recomendo o drama para quem gosta de uma história com a mor proibido e emocionante. Você vai se emocionar com as hitória dos dois.

Postar um comentário

0 Comentários