A Liçao: conheça a primeira parte do k-drama da Netflix que aborda o bullying

Em A Lição, Moon Dong Eun planeja se vingar dos seus ex colegas de escola que praticaram bullying com ela.

O que você faria se sofresse uma série de violência na escola pelos seus próprios colegas? Você viveria a sua vida normalmente ou planejaria vingança?

A Liçao
A Lição ou The Glory é um drama coreano produzido por Hwa and Dam Pictures. A atriz Song Hye Kyo  deu vida a personagem Moon Dong Eun que sofreu violência escolar ou o famosos bullying por anos. Com isso, a única vontade de Dong Eun é se vingar de cada um deles.

Por este motivo, por anos ela planeja um plano de vingança cruel e passa muito tempo reclusa evitando qualquer tipo de relacionamento.

Enredo

Em A Lição, Dong Eun passa muitos anos se reconstruindo com o intuito de se vingar de todos aqueles que a machucaram. Por mais de uma década ela planeja minimamente todo um plano de vingança e até mesmo consegue um diploma de professora para assim conseguir ser professora na escola primária onde a filha da pessoa que mais a maltratava frequenta.

A filha de Park Yeon Jin, interpretada pela atriz Im Ji Yeon estuda em uma escola particular de prestígio. Porém, agora ela precisa ficar atenta a cada passo que Dong Eun pode dar.

Além disso, existe todo um grupo que a maltratava a sangue frio de diversas formas possíveis. O bullying na Coreia do Sul só aumenta nos últimos anos, por este motivo, recentemente os números de produções que abordam o bullying também aumentaram.

Como é o bullying na Coreia do Sul?

O bullying na Coreia do Sul é um problema comum. Estatísticas mostram que quase 60% dos estudantes da Coreia do Sul sofreram bullying em algum momento. O bullying mais comum na Coreia do Sul é o tipo verbal, mas também estão presentes outros tipos como o físico, o emocional e o cyberbullying. 

Os principais motivos de bullying na Coreia do Sul são aparência, religião, condições socioeconômicas, orientação sexual, origem étnica e desempenho acadêmico. A Coreia do Sul tem vários programas educacionais, legislações e recursos disponíveis para prevenir o bullying, mas os esforços ainda estão em fase inicial.

A Trama

Voltamos 18 anos, no verão de 2004. Dong-eun (Jung Ji-so) e Yeon Jin (Shin Ye-eun) estão no último ano do ensino médio, e Yeon Jin é o líder de um grupo de estudantes populares que têm intimidado Dong-eun. Os outros membros do grupo são Jeon Jae-joon (Song Byeong-geun), Choi Hye-jeong (Song Ji-woo), Lee Sa-ra (Bae Kang-hee) e Son Myeong-o (Seo Woo-hyuk).

O grupo não apenas tira sarro de Dong Eun, eles são cruéis e violentos. Depois de um incidente em que Dong Eun envolveu a polícia, Yeon Jin testa sua chapinha na pobre Dong Eun. O que isso significa é que ela pressiona o ferro nos braços de Dong Eun, causando cicatrizes e queimaduras sangrentas, enquanto o resto do grupo ri. 

Nesse ponto, Dong Eun sente que não pode contar com a ajuda de ninguém, dada a influência que a mãe de Yeon Jin tem na escola e na comunidade.

A Liçao
Em 2022, Dong-eun encontra a filha de Yeon Jin no pátio da escola e fala um pouco com ela sobre como ela pensa na mãe da criança todos os dias. Isso faz parte de seu plano elaborado para se vingar de todos e cada um de seus algozes.

O drama A Lição é baseada em fatos reais?

Por se tratar de um tema delicado que é a violência escolar, muitos podem achar que a história seja verdadeira, contudo, ela não é! Por contar com uma narrativa muito verdadeira que lembra muitas histórias reais, talvez possa parecer que foi baseada em uma história real.

A verdade é que por trás do k-drama existe muito trabalho e pesquisas envolvidas, se você já viu deve ter percebido que a obra é realmente muito bem feita, mas se ainda não viu, com certeza vai perceber.

A Lição bom mesmo?

Como dito anteriormente, a elaboração do k-drama exigiu muito trabalho relacionado a produção e a pesquisas feitas relacionadas ao bullying. Além disso, o drama coreano também conta com um elenco muito experiente com rostos que talvez você já conheça se está por dentro do mundo dos k-dramas.

A Liçao
Afinal, A Lição da Netflix é bom mesmo? A minha resposta é sim! O drama conta com uma incrível narrativa sombria e cheia de suspense onde você realmente torce para que a protagonista consiga concluir seus planos. 

Desde o primeiro episódio é possível notar que o que aconteceu com Moon Dong Eun foi mais do que apenas bullying, foi uma agressão muito violenta. 

Por mais de uma década, a protagonista ainda tem as cicatrizes deixadas pelas investidas violentas, porém, elas não estão apenas na pele, como também no coração dela.

A escritora Kim Eun Sook quer que os espectadores fiquem chocados com o que Moon Dong Eun passou para comprar seu complexo plano de vingança. 

Apesar da falta de detalhes, A Lição realmente funciona como uma história de vingança porque você é imediatamente atraído por Dong Eun, sua história e seus planos de vingança. 

Então, se você gosta de dramas com vingança, sem dúvidas vai amar assistir A Lição! Porém, um alerta que tenho que dar, é que o drama contém alguns gatilhos, princpalmente nas partes onde a protagonista sofre violência escolar. O k-drama é dividido em duas partes e conta com incríveis cenas que chegam ser assustadoras.

Dramas coreanos sobre bullying

Se A Lição foi seu primeiro drama que aborda o bullying e se interessou pelo tema, com certeza vai gostar dos dramas listados abaixo.

Coreia do Sul:

1. School 2013 
2. The Heirs 
3. Hello Monster 
4. Who Are You: School 2015 
5. Page Turner 
6. Dream High 
7. Reply 1994 
8. It's Okay That's Love 
9. I Hear Your Voice 
10. Voice of a Murderer

Japão:

1. Gakko no Kaidan (1995)
2. Kamisama no Iu Toori (2002)
3. Boku dake ga Inai Machi (2016)
4. Dragon Zakura (2005)
5. GTO (1998)
6. Koe no Katachi (2016)
7. Battle Royale (2000)
8. Koko wa Greenwood (1988)
9. Gokusen (2002)
10. Koizora (2007)

China:

1. Dear Enemy (2020)
2. Go Go Squid! (2019)
3. Love 020 (2016)
4. The Fox's Summer (2017)
5. The Evolution of Our Love (2018)
6. My Huckleberry Friends (2017)
7. A Little Reunion (2019)
8. Gank Your Heart (2019)
9. Meteor Garden (2001 e 2018)
10. Put Your Head on My Shoulder (2019)

Além disso, existem diversos outros dramas que abordam bullying, seja de uma maneira mais profunda ou apenas superficialmente. Em breve retornaremos com mais uma resenha da segunda parte de A Lição!

Postar um comentário

0 Comentários